Regras

Cada aluno deve escolher duas palavras relacionadas às aulas de genética que ainda não tenham sido acrescentadas ao glossário e dar sua definição. Uma das palavras deve ser colocada no glossário de genética clássica e a outra, no glossário de genética molecular.

- O aluno deve colocar a palavra com sua definição e seu nome completo. Definições sem nomes não serão consideradas para avaliação.

- As palavras não podem ser repetidas. Se houver palavras repetidas, será considerada apenas a do aluno que explicou primeiro segundo a hora e data de postagem do blog.

- As definições devem ser feitas com suas palavras. Definições copiadas diretamente de sites da internet não serão avaliadas.

- O prazo final para postagem é dia 27 de Maio. Postagens realizadas após esta data não serão avaliadas.

sábado, 7 de maio de 2011

Glossário de Genética Clássica

31 comentários:

  1. fenótipo- são as características expressas no organismo influenciados ou não por fatores ambientais, de genes ou de ambos.Esses fatores ambientas não alteram o genótipo.

    Rosane Muniz Silva

    ResponderExcluir
  2. ALELO DOMINANTE: Um alelo é dito dominante,com respeito a outro alelo,quando o homozigoto do alelo dominante é fenótipicamente indistinto do heterozigoto; o outro aleleo é dito recessivo.

    ResponderExcluir
  3. POLIALELIA: Quando há três ou mais tipos de alelos distintos para os mesmos locus cromossômicos. Em outras palavras, cada indivíduo tem apenas um par desses genes, mas as combinações possíveis entre elas são várias.

    Felipe Francisco Souza das Neves

    ResponderExcluir
  4. Híbrido: O mesmo que heterozigoto, ou seja, indivíduo que apresenta dois alelos diferentes para determinada característica.
    Gisele Cavalcante Costa

    ResponderExcluir
  5. CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS - São cromossomos que se assemelham, tem a mesma morfologia e são portadores dos mesmos genes.

    ResponderExcluir
  6. LOCO GÊNICO - Lugar, posição no cromossomo onde está situado o gene para cada caracteristica.Também chamado de Locus.
    SARA DOS SANTOS CLEMENTE

    ResponderExcluir
  7. Heterozigoto:Aquele que apresenta para determinado gene,os dois alelos diferentes.
    Juliane da Silva

    ResponderExcluir
  8. Genoma: Conjunto de todo material genético de uma célula. A espécie humana possui 46 cromossomos, onde metade deles são repetidos com o mesmo gene.

    Luciana da Silva Azevedo.

    ResponderExcluir
  9. Dominância: Um gene é dominante quando, mesmo em dose simples no genótipo, ele determina o fenótipo.
    Luciana de Araújo Silva

    ResponderExcluir
  10. Herança Monogênica - quando um único gene é responsável por determinar a definição do fenótipo

    Rafael Henrique de Castro Cortez

    ResponderExcluir
  11. Linhagens puras: As linhagens puras são aquelas que produziam descendentes com características que não variavam de uma geração para outra. Juliana P. Richa

    ResponderExcluir
  12. Genótipo - é o termo usado para designar a formação genética dos indivíduos, ou seja, os genes que eles possuem. O genótipo define as caractéristicas.
    Isadora Knop da Silva

    ResponderExcluir
  13. HEREDOGRAMA: está palavra é derivada do latim (hereditariu), é por definição um tipo de gráfico que representa a herança genética de uma característica dos indivíduos representados. Pode ser denominado também como árvore geneológica, pedigree, geneologia ou mapa genético.

    ResponderExcluir
  14. HETEROCROSSOMO: São os cromossomos que determinam o sexo da pessoa.
    NOME: Dandara Cardoso Silva
    PERIODO: 4°
    CURSO: Biologia

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Girlane de A.P. da Costa
    Cromossomos autossomos e sexuais:
    A espécie humana possui 23 pares de cromossomos, sendo 1 par de cromossomo sexual(XX ou XY), que determina o sexo e 22 pares de cromossomos autossomos ou somáticos que não são ligados ao sexo, mas carregam as informações(características), genéticas que são passadas para geração seguinte.

    ResponderExcluir
  17. ALELO DOMINANTE: Um alelo é dito dominante,com respeito a outro alelo,quando o homozigoto do alelo dominante é fenótipicamente indistinto do heterozigoto; o outro aleleo é dito recessivo.

    Adriana eu sou o João Luiz Pereira Vaz, esqueci de assinar.

    ResponderExcluir
  18. Codominância: onde o fenótipo do heterozigoto reúne os dois fenótipos dos homozigotos que lhe correspondem (homozigóticos: fenótipo A (genótipo AA) ou a (aa); heterozigótico Aa: fenótipos A e a no mesmo indivíduo). Geralmente só se observa em fenótipos moleculares (aglutinação de anti-soros, electroforese de DNA ou de proteínas).

    Rosângela Duarte Gentiluce -5º Período

    ResponderExcluir
  19. homozigoto - é o indivíduo que apresenta para determinado gene, os dois alelos iguais.
    Rosângela Gabriela Teodoro Silva - 6º período

    ResponderExcluir
  20. Gene recessivo: É aquele que só manifesta seu caráter hereditário, ou seja duas vezes quando não há alelo dominante.

    Aline Salgado Ribeiro - 6º período - Biologia

    ResponderExcluir
  21. Alelos Múltiplos - ocorrêancia de diversos tipos de genes todos alelos entre si, já que ocupam o mesmo locus cromossômico, justificando diversas expressões fenotípicas de um mesmo caráter.
    Leandro Gouvêa - 6ºP. - Biologia

    ResponderExcluir
  22. Meiose - são duas divisões celulares sequenciais, onde a duplicação dos cromossomos ocorre apenas uma vez antes da primeira divisão, gerando células haplóides(os gametas), essenciais a reprodução sexuada.

    Aline Ferreira da Silva.
    5º período de Biologia

    ResponderExcluir
  23. Célula diplóide: é a célula que contém dois conjuntos de cromossomos homólogos, um herdado do pai e outro herdado da mãe.

    Jorge Luiz Bulhões de Souza Júnior
    5º Período de Biologia

    ResponderExcluir
  24. Mitose: quando ocorre a divisão dos cromossomos nas células eucarióticas (células que possuem núcleo definido e protegido pelo envoltório nuclear)entre duas células filhas.
    Ana Paula de Vasconcelos da Silva.
    6º período Biologia.

    ResponderExcluir
  25. Autossomos: cromossomos responsáveis pelas características somáticas.
    Carolina M. C. Maia Silva
    4º periodo - Biologia

    ResponderExcluir
  26. Fernando Assis Monteiro
    Profase I: Na prófase I após o emparelhamento dos homólogos os cromossomos estão condensados e ajustados um ao outro, promovendo um cruzamento de gromátides (quiasma) ou Crossing-over, podendo haver troca de informações geneticas e almentando a vareabilidade das espécies.

    ResponderExcluir
  27. Anáfase: É uma fase da divisão celular, mitose ou meiose, onde os cromossômos se separam e são direcionados para os pólos da célula.

    Ana Paula de Souza da Silva
    4° Período

    ResponderExcluir
  28. Proteoma é o conjunto de proteínas sintetizadas pela célula, cada uma com sua particularidade, isto significa que cada célula vai produzir o tipo de proteína que precisar.

    Erika Rodrigues Marreiro

    ResponderExcluir
  29. Sobredominância: É quando um organismo apresenta um fenótipo mais intenso, sendo portador de heterozigoze, ou seja, a homozigoze dominante é menos intensa do que neste caso.
    Edilaine Pires de Oliveira - 6º PERÍODO

    ResponderExcluir
  30. A telófase é a fase mitótica em que os cromossomas começam a se desespiralizar. A carioteca ou invólucro núclear reconstrói-se, os cromossomas reúnem-se nos polos do fuso, os microtúbulos cinetocorianos desaparecem e o nucléolo reaparece. Há a formação de duas células diploides (2n) e ocorre a citocinese. De seguida, as duas células entram em estado de interfase1
    NOME: LEONARDO CHAVES FERREIRA ROCHA
    PERIODO: 4°
    CURSO: BIOLOGIA

    ResponderExcluir