Regras

Cada aluno deve escolher duas palavras relacionadas às aulas de genética que ainda não tenham sido acrescentadas ao glossário e dar sua definição. Uma das palavras deve ser colocada no glossário de genética clássica e a outra, no glossário de genética molecular.

- O aluno deve colocar a palavra com sua definição e seu nome completo. Definições sem nomes não serão consideradas para avaliação.

- As palavras não podem ser repetidas. Se houver palavras repetidas, será considerada apenas a do aluno que explicou primeiro segundo a hora e data de postagem do blog.

- As definições devem ser feitas com suas palavras. Definições copiadas diretamente de sites da internet não serão avaliadas.

- O prazo final para postagem é dia 27 de Maio. Postagens realizadas após esta data não serão avaliadas.

sábado, 7 de maio de 2011

Glossário de Genética Molecular

34 comentários:

  1. cromatina- é formada por um fio de moléculas de DNA que se apresenta no interior da célula interfásica. Esse fio vai se enrolando, ou condensando-se sobre si mesmo até formar os cromossomos.
    Rosane Muniz Silva

    ResponderExcluir
  2. TRANSCRIÇÃO: A sintese,catalizada por enzimas,de uma molécula de RNA complementar a partir de uma cadeia de DNA.

    ResponderExcluir
  3. mRNA ou RNA mensageiro: é o responsável pela transferência de informação do DNA até onde ocorre a síntese proteica na célula. Durante a transcrição o RNA polimerase faz a cópia de um gene do DNA para o mRNA.

    Felipe Francisco Souza das Neves

    ResponderExcluir
  4. Clonagem: Processo de reprodução assexuada, onde a partir de uma célula-mãe é obtido indivíduos geneticamente iguais.
    Gisele Cavalcante Costa

    ResponderExcluir
  5. ALELO - Indica uma modalidade alternativa de um mesmo gene e ocorre no mesmo loco em cromossomos homólogos.
    Carlos Leonardo Andreata Reis.

    ResponderExcluir
  6. CÓDON - Conjunto de tres nucleotídeos( formam uma base nitrogenada)seguidos do RNAm. SARA DOS SANTOS CLEMENTE

    ResponderExcluir
  7. Tradução:Processo biológico no qual a seqüência nucleotídica de uma molécula de RNA mensageiro é utilizada para ordenar a síntese de uma cadeia polipeptídica com seqüência de aminoácidos que determina uma proteína.
    Juliane da Silva.

    ResponderExcluir
  8. Diplóides: Cromossomos homólogos organizados em pares, que possui dois pares idênticos do mesmo gene.

    Luciana da Silva Azevedo

    ResponderExcluir
  9. Proteoma: é o conjunto de proteínas responsáveis pela expressão dos genes de um genoma.
    Luciana de Araújo Silva

    ResponderExcluir
  10. Agente Mutagênico - são agentes que interferem na duplicação do DNA e na transcrição do RNA, causando erros nas sequencias de nucleotídeos (radiação, por exemplo)

    Rafael Henrique de Castro Cortez

    ResponderExcluir
  11. TelÔmeros: Os telômeros possuem sequências de DNA repetidas e são estruturas formadas por fileiras de DNA e proteínas que mantém a estabilidade da estrutura, formam as extremidades e protegem os cromossomos garantindo a cópia perfeita da informação genética na duplicação celular. Conclui-se então que está no DNA e tem a ver com a "duração" da vida. Juliana P. Richa

    ResponderExcluir
  12. Cariótipo - é quando os cromossomos diplóides se unem. Eles possuem tamanhos e formas diferentes. Cada ser vivo tem uma coleção particular de cromossomos.
    Isadora Knop da Silva

    ResponderExcluir
  13. HELICASE: por definição pode ser denominado como DNA helicase, é uma enzima que promove a abertura da hélice de DNA, separando-o em duas fitas simples para que possa sofrer replicação.

    IGOR REGIS PAIXÃO

    ResponderExcluir
  14. AGENTE MUTAGÊNIICO: É qualquer causador, seja ele químico, físico ou biológico, quando junto ás células, podem fazer com que a molécula de DNA sofra prejuizo que não se pode consertar na replicação celular, e é hereditário.
    NOME: Dandara Cardoso Silva
    PERIODO: 4°
    CURSO: Biologia

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Splicing(ato de cortar): Processo onde regiões não- codificantes de um gene (que não produz proteína), os íntrons,são recortados e eliminados, os segmentos que ficam, os éxons, unem-se entre si e forma uma molécula de RNAm funcional. Somente depois deste processo o RNAm se torna ativo na codificação da mensagem que levará a síntese de uma proteína específica.

    ResponderExcluir
  17. TRANSCRIÇÃO: A sintese,catalizada por enzimas,de uma molécula de RNA complementar a partir de uma cadeia de DNA.

    Adriana eu sou João luiz pereira vaz, eu esqueci de assinar. (Luiz)

    ResponderExcluir
  18. CÓDIGO GENÉTICO - Coleção de trincas de bases do DNA e RNA portadoras da informação genética para a síntese de proteínas.

    Rosângela Duarte Gentiluce - 5º Período

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Replicação - É o processo no qual o
    DNA é duplicado, a partir da fita molde.
    Rosângela Gabriela Teodoro Silva - 6º período

    ResponderExcluir
  21. Adenina: Base nitrogenada púrica ou purina, presente na estrutura da molécula de DNA, que se liga à timina (outro tipo de base nitrogenada presente na molécula de DNA, entretanto pirimídica ou pirimidina) através de ligações por pontes de hidrogênio.

    Aline Salgado Ribeiro - 6º período - Biologia

    ResponderExcluir
  22. Interação de genes complementares - Dois ou mais pares de genes diferentes, no mesmo indivíduo, situados em cromossomos independentes, atuam sincronicamente, complementando-se uns aos outros no determinismo de um unico caráter.
    Leandro Gouvêa - 6ºp. - biologia

    ResponderExcluir
  23. Histonas - Proteínas com carga positiva que se prendem ao DNA(carga negativa), enrolando - o de forma a compactá - lo para que caibam dentro dos núcleos das células, formando os nucleossomas fundamentais à composição dos cromossomos. Há cinco tipos principais de histonas: H1, H2A, H2B, H3 e H4.

    Aline Ferreira da Silva.
    5º período - Biologia

    ResponderExcluir
  24. Nucleotídeo: é um conjunto formado por três moléculas: uma base nitrogenada, um grupamento fosfato e um glicídio (ribose ou desoxirribose)

    Jorge Luiz Buloes de Souza Júnior
    5º Período - Biologia

    ResponderExcluir
  25. Envoltório nuclear: Possui duas membranas, uma sobre a outra, em torno do núcleo. Ele é composto por membrana externa, membrana interna, DNA aderido e citoesqueleto que dá sustentação à célula.
    Ana Paula de Vasconcelos da Silva.
    6º período Biologia

    ResponderExcluir
  26. RNA transportador ou tRNA - Caracteriza-se por ser um RNA pequeno, contendo cerca de 75 a 85 nucleotídeos e por assumir uma forma de trevo. Sua função principal é a de conduzir os aminoácidos requeridos na síntese protéica até as subunidades do ribossomo.
    Carolina M. C. Maia Silva
    4º periodo - Biologia

    ResponderExcluir
  27. mRNA: é uma molécula com função de transmitir informações para o mecanismo responsável por sintetizar proteínas.

    Fernando Assis Monteiro

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. DNA ligase: DNA ligase é uma enzima com função de ligar os fragmentos de Okazaki, após a retirada dos iniciadores,os primers, pela enzima primas, ou seja une os fragmentos de DNA durante o processo de replicação.

    Ana Paula de Souza da Silva
    4°Período

    ResponderExcluir
  31. RASTREIO GENÉTICO: É um exame feito no DNA por uma amostra sanguínea.
    NOME: Dandara Cardoso Silva
    PERIODO: 4°
    CURSO: Biologia

    ResponderExcluir
  32. Crossing Over - Ocorre na meiose, especificamente na fase chamada zigóteno, é o processo que permite maior variabilidade genética devido a troca de pedaços de cromossomos homólogos. Por isso que algumas espécies com características evoluídas conseguem se adaptar melhor ao meio. Fenômeno também conhecido como permutação.
    Erika Rodrigues Marreiro

    ResponderExcluir
  33. Dna: É o responsável por transmitir nossas informações genéticas para nossas futuras gerações, ou seja, possíveis doenças e também os fenótipos, como por exemplo, cor do cabelo, cor da pele, cor dos olhos e etc. Apresenta-se em forma de fita. São duas fitas iguais.
    Edilaine Pires de Oliveira - 6º período.

    ResponderExcluir
  34. DNA complementar
    DNA complementar (cDNA) é o DNA sintetizado a partir de uma molécula de RNA mensageiro, cujos íntrons já foram removidos, numa reação catalisada pela enzima transcriptase reversa.

    NOME: Leonardo Chaves Ferreira Rocha
    PERIODO: 5°
    CURSO: Biologia

    ResponderExcluir